Parabéns Manaus !!!

Hoje é aniversario da cidade de Manaus !
Perdi as contas de quantos anos, mas a data eu lembro sempre.
Muita gente acha que eu não gosto da minha cidade natal…
não é verdade ! Eu gosto de Manaus, so não gosto de morar la.
Por questões geograficas, problemas de logistica e também
por excesso de fofocas…

A cidade fica à margem esquerda do Rio Negro, é quente

de rachar o cocoruto, mas possui uma coisa que pra mim
é a melhor do mundo: a culinaria ! Sou apaixonada pelos
sabores fortes amazônicos, e não troco as comidas de la por
nenhuma outra do mundo !

Pra homenagear a minha cidade, peguei emprestada

algumas fotos do fotolog cidadedemanaus.
La tem fotos lindas !

Ha quem pense que Manaus é uma cidade fantasma

perdida no meio do mato amazônico… chegar la
e dar de cara com uma cidade imensa, urbanizada e
de trânsito caotico é surpresa pra grande maioria
que acha que ja vai sair do Aeroporto Eduardo Gomes
e vai dar de cara com cobras, jacarés e cipos !

Então vamos dar uma volta pela cidade:

Começando do burbirinho ! Esse é o centro de Manaus,
onde estão as lojas que sobraram do tempo de Zona Franca
bombante. La vc encontra tudo, made in China, claro.
Se procurar, sempre acha um bom negocio !

Av. Darcy Vargas, sempre movimentada
ligando as zonas leste e oeste !

Trânsito é o que não falta na Av. Djalma Batista,
a mais movimentada de Manaus !

Estrada do Turismo. Ah que saudades dessa vista todas
as vezes que voltavamos dos passeios de barco…
Nessa estrada se “escondem” a maioria das marinas !
Ali ao fundo o Rio Negro !

Domingo é dia de Feira de Artesanatos na Avenida
Eduardo Ribeiro. Excelente pra comprar
biscoitos de castanhas, balas de cupuaçu e comer
tapioquinha feita na hora !
Pertinho da minha casa !

Chuva, ou melhor toroh em Manaus !
Isso sim é chuva de verdade !

Frente da cidade ! Ali embaixo os barcos parados
no porto ! Esse riozão maravilhoso.
Taih, sinto saudades dos passeios de barcos… acho
que ja disse isso, né ? :)

O porto de Manaus é um dos maiores portos flutuantes do
mundo. Sobe e desce de acordo com a cheia.

Estação Hidroviaria, o nome dado ao porto.

Com lojinhas e restaurantes e um ventinho gostoso !

Ali ao lado do Mercado Municipal.
Nessa rua param os barcos que trazem os peixes
para serem vendidos no mercado…
não é um cheiro muito agradavel,
mas é uma experiência antropologica !

Rua 10 de Julho. Todos os dias eu fazia este caminho,
pois exatamente de onde tiraram esta foto do teatro
fica onde eu trabalhava !

Vista noturna do Teatro Amazonas.
Achei essa fota liiiiinda !
As noites no Teatro sempre são espetaculares.

O interior do Teatro Amazonas. Uma coisa
muito Opera de Paris, versão tupiniquim.

Largo de São Sebastião. O piso lembrando o encontro
das aguas do rio negro e solimões, copiado posteriormente
nos calçadões de copacabana.
Ali no meio o Monumento de Abertura

dos Portos, todo em bronze !

Ainda no Largo. Essa area foi restaurada recentemente,
e é o palco de inumeras atividades artisticas nos
fins de semana. Bom dar uma olhadinha na
programação da Secretaria de Cultura !
Sempre tem espetaculo !
Tribunal de Justiça do Amazonas.
Fica nos fundos do teatro.
Da pra fazer uma visita guiada !

Parque Municipal do Mindu.
Uma pena Manaus não possui mais parques
urbanos… acho isso uma grande falha das
administrações publicas….

Parque dos Bilhares. Esse ainda não conheço, pois é novo !

Em Manaus não ha tuneis, somente passagens de niveis.
Aqui em off, eu sempre adooorei gritar no meio dessas

passagens ! Da um eco incrivel ! Totalmente relaxante !

Ponta Negra. O bairro mais chique, badalado,
famoso e cobiçado de Manaus. Pq ?
Acordar com a vista pro Rio Negro, e o mais
importante: o ventinho gostoso do Rio pra
acalmar tanto calor… não tem preço. Alias,
tem preço e não é barato ! :)

Pier do Tropical Hotel.
Ha quantas memorias desse lugar…
ali no finzinho da Ponta Negra !

Sombra e agua fresca… praias amazônicas são assim !

Vista aérea da pontinha da Praia da Ponta Negra em época

de cheia. Ali atras as quadras de tênis do Tropical Hotel,
onde por muitos sabados joguei partidas ridiculas do que
eu chamo de tênis, embaladas pelo brega dos bares
da praia ali embaixo !

Barco regional. Te digo, passear de barco é a melhor coisa
a se fazer em Manaus… ja disse isso ? Ah, ta. So reforçando.
Esse prédio é o Tropical Flat. Maravilhoso !

Por do sol na Ponta Negra. O senhor meu marido adorou
quando nos hospedamos no flat… pena que eles não aceitam
crianças para repetirmos a dose…

Tambaqui assado de brasa. Precisa dizer mais ?
So complementar com filé de pirarucu, tacaca,
pato no tucupi, galinha à cabidela…

ai ai. Deu fome.

Gostou do passeio de indio ? :)

11 Respostas to “Parabéns Manaus !!!”

  1. Sergio e Marilena Says:

    Nossa, muito legal!!! Quem nunca foi pro norte do país em geral imagina que por aquelas bandas só tem o rio amazonas e a floresta. Deu até contade de ir conhecer. E o peixe está muito convidativo.
    Hj aqui em casa vai ter bolo nega maluca. Já prometi pro meu filho mais velho!!! Depois eu conto como ficou.

    Marilena

  2. Emília Says:

    Dani, que demais…eu acho que nunca tinha visto um foto-tour tão completo de Manaus! Sempre são as mesmas fotos, do teatro, dos barcos ancorados. Adorei!
    Depois você tira umas fotinhas no final do ano para rechear ainda mais o blog…
    Beijo! (Pro Gabs também!)

  3. Andrea Says:

    Me deu até saudade de “Deus me Livre” agora, rs!
    Só falta a Luisa agora nascer com cara de tambaqui…rsrsrs!!
    Parabéns pra nossa cidade!!
    Bjs

  4. Rindu Says:

    Nossa, deu saudade daquela semana que eu passei lá em 2004, lembra? A gente inclusive quase foi passear de barco. A culinária é excelente mesmo, adorei o caldo do tacacá (porque não tive coragem de comer a goma, hahahahaha). E tinha aquela unha de caranguejo também!

  5. Carla baiana Says:

    Dani, eu vi seu comentario sobre o vidro do carro congelado la no VnV. aqui a gente usa um liquido especial, mas e pra colocar onde a gente colocaria a agua que vai no para-brisa. Nao e pra jogar no vidro nao. Experimenta assim e toda vez que tiver congelado voce vai apertando o botaozinho de lavar o vidro e funcionando os limpadores. Funciona bem e nao tem como viver sem isso no inverno.

  6. luma Says:

    Oi Dani!
    Eu recebi uma fotinha da festa via Ismael! Quanta gente!! Parabéns Manaus! Beijus

  7. Neuma Says:

    Adorei o passeio ;)
    Bjos

  8. Roseane Says:

    Égua do tambaqui!!! Fiquei com a boca cheia d’água. Bom domingo pra vocês!!! Ah, estive em Manuas duas vezes e gostei da tua cidade, mas também não queria morar lá não.

  9. Mile Says:

    É bonita a tua cidade…e esse peixinho do final aí heim, eu sou louca por peixe assado, ia me dar bem em Manaus.
    Bjoks…como vai Gabs???

  10. Girlene Medeiros Says:

    Eita que bateu saudades! 0/

  11. Luciana Says:

    Na Italia o frio està comçando a chegar mas eu sinto mesmo é saudade do nosso inverno amazonida… em Belem, o céu praticamente desaba, é inverno de muitos toròs… mas eu gosto! (é uma boa desculpa pra tomar um tacacà quente no fim de tarde)

    ps. Teu filho é lindo e enorme. Um rapagao! Benza, Deus! :)))

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

